Toggle Nav

Perigo: Tubarão dá à costa na zona da arrábida

Perigo: Tubarão dá à costa na zona da arrábida

O maior predador dos oceanos assustou hoje vários banhistas numa praia portuguesa.

Foi de manhã que o tubarão foi filmado na zona da arrábida, provacando algum receio entre os que frequentavam o areal. E houve quem tivesse mesmo o sangue frio para filmar o animal.

Embora de pequenas proporções, alguns populares recearam que “podendo tratar-se de uma cria, talvez os progenitores pudessem estar próximos”. “Decidimos sair da água, e chamámos as crianças. O tubarão nadava mesmo junto ao areal”, do Portinho da Arrábida, em Setúbal.

O cada vez maior número de avistamentos de tubarões na Costa Portuguesa poderá estar diretamente ligado à subida da temperatura da água, que está a atrair mais tubarões às nossas praias. Apesar de tudo, este tipo de predadores não representa grande perigo, por tratar-se de espécies que procuram quase só peixe e plâncton.

João Neves, do Zoomarine, comparava, a propósito deste fenómeno cada vez mais frequente, a situação à dos golfinhos. “Também os golfinhos têm surgido cada vez mais nas praias.” Procuram “eixes junto à costa”. O tubarão-frade será o mais avistado. “Mas não tem dentes e alimenta-se de plâncton”, diz o diretor do Departamento de Educação do Zoomarine.

Fonte: http://www.vip.pt
Crédito da foto: http://www.vip.pt

Comment this article