Família desalojada por fogo recebe nova casa... Nem imagina o que rodeia a nova habitação!
Família desalojada por fogo recebe nova casa... Nem imagina o que rodeia a nova habitação!
Há um ano um incêndio na Anadia levou-lhes a casa. A cozinha ardeu, e apesar do fogo não ter invadido os quartos e a sala tornou-se impossivel viver ali. Há cerca de uma semana, a família mudou-se para a casa oferecida pela Cáritas, com o apoio da câmara da Anadia, no valor de 60 mil euros.
“Eu gostava da outra casa… Estava mais habituada, desde que me lembro que sempre vivi na outra casa…”, confessa a pequena jovem. Apesar das instalações serem novas, há erros que se mantêm.
Segundo o próprio Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, os eucaliptos plantados a menos de 50 metros da habitação foram um erro evitável. “De facto, as áreas de segurança não existem”, diz, em declarações à estação de Carnaxide. “Espero que o Sr. Presidente da Junta, que está atento e a acompanhar esta família, trate rapidamente de resolver esta situação”, acrescenta.
Os eucaliptos foram plantados sem a distância exigida pela lei. A família já manifestou a mesma preocupação. Rosa, a mãe, confessa à SIC que o incêndio de Pedrogão Grande não lhes foi indiferente: “Posso dizer que sei o que é que estão a passar… Eu passei quase pelo mesmo. Não tanto como eles, porque não morreu cá ninguém, mas sentimos o perigo!”
>
A filha, Inês, acrescenta: “Ainda hoje, quando sentimos o cheiro a fumo é algo que nos assusta. Ao meu pai não tanto, porque ele já foi bombeiro, mas eu a minha mãe ficamos muito assustadas”.