As 10 cidades mais bonitas de Portugal
As 10 cidades mais bonitas de Portugal
1. Tomar
[img]
A histórica cidade de Tomar possui diversos monumentos como por exemplo: Castelo de Tomar e Convento de Cristo, declarado pela UNESCO Património Mundial.
2. Chaves
[img]
Junto ao rio Tâmega, a cidade de Chaves foi povoada por variados povos. Os Romanos chamavam-na de "Aquae Flaviae" (Pelo nome do imperador Flávio Vespasiano) e, assim, passou o nome para os habitantes que são os flavienses.
É a história de Chaves, que se reflete no seu pitoresco centro histórico e em vários monumentos religiosos lindíssimos, assim como o seu castelo e gastronomia a não perder!
3. Évora
[img]
Deixa as preocupações do mundo moderno e acolha o charme de Évora, a cidade romântica do Alentejo!
4. Bragança
[img]
Bragança é a capital da região de Trás-os-Montes, no Nordeste de Portugal. Pouco explorada pelo turismo, esta região remota e montanhosa oferece cenários únicos, vilas históricas, paisagens naturais uma riquíssima gastronomia. Bragança está situada no extremo do Parque Natural de Montesinho, uma das zonas florestais mais selvagens da Europa.
5. Guimarães
[img]
Situada no distrito de Braga, a pitoresca cidade de Guimarães é um dos mais importantes destinos históricos do país. D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, escolheu esta antiga cidade romana como capital do Reino de Portugal, após a sua vitória na Batalha de São Mamede em 1128. Conhecida como "Berço da Nação", é sem dúvida, um local fascinante para visitar. Com o seu orgulhoso castelo e bem preservado bairro medieval.
6. Tavira
[img]
A cidade está repleta de elegantes edifícios que exibem os característicos telhados piramidais de Tavira, e é atravessada por uma antiga ponte alegadamente de origem romana, um sitio lindíssimo para passar umas férias!
7. Silves
[img]
Silves é uma cidade Algarvia sede de concelho, pequena mas com um ambiente agradável. É uma das mais antigas cidades do Algarve, do qual chegou a ser a capital. É certamente a mais bonita cidade a sul do país.
8. Elvas
[img]
Confiante no seu património, tradição, e importância histórica, Elvas apresenta diversos núcleos museológicos de grande interesse, como o Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, o Museu Militar, o de Arte contemporânea, o Museu Rural, o Etnográfico, o de Arqueologia, o Museu do Ferrador e até o Museu da Cera da Piedade.
A Gastronomia Alentejana encontra-se bem representada em Elvas, destacando-se as sopas de pão, diversas especialidades de carne de porco e borrego, vários tipos de enchidos e as famosas azeitonas e ameixas de Elvas.
9. Aveiro
[img]
O distrito de Aveiro capta a essência de um destino que esperaríamos ver num livro de viagens, com os seus moliceiros semelhantes a gôndolas, lagoas naturais, uma elegante arquitectura do século XIX e passagens calcetadas. É um local especial onde o antigo se conjuga com o moderno.
10. Angra do Heroísmo
[img]
Esta capital histórica da Ilha Terceira é considerada Património Mundial pela UNESCO, sendo uma das três capitais regionais dos Açores. Esta ilha portuária e antigo fote do século XVI, foram de importância estratégica para mercadores e comerciantes portugueses e espanhóis.
A cidade sofreu danos significantes no horrendo terramoto de 1980, encontrando-se, agora, restaurada.